Carros chineses no Brasil: o que esperar para 2022?
Há alguns anos, carros chineses adentraram no mercado automobilístico brasileiro. Sua primeira inserção, entre o fim da primeira década do século e a década de 2010, foi um completo desastre, perpetuando o estigma e preconceito contra as marcas chinesas. Na época, modelos como JAC J3, Effa M100 e Chery QQ foram alguns dos carros vendidos por aqui. Eram carros com ótimo preço, mas baixa qualidade.
A novidade é que uma nova onda de veículos vindos da China começaram a ser vendidos novamente aqui no Brasil. As marcas são praticamente as mesmas. Contudo, os lançamentos e as estratégias seguidas são totalmente diferentes.
Os carros chineses vieram mais modernos, luxuosos, eficientes e entraram na disputa igualitariamente com carros de marcas tidas como referência. Confira o que devemos esperar das marcas chinesas para 2022.
Caoa Chery
A Chery chegou aqui no Brasil em 2009. O parque da montadora, no interior de São Paulo, possuía uma área de 100 mil metros quadrados. O primeiro modelo lançado pela Chery foi o SUV Chery Tiggo.
Segmentos
O grupo Caoa Chery atua em dois segmentos:
- SUVs
- Sedãs
No final de 2021, a Caoa Chery lançou o Tiggo 7 pro, similar ao Jeep Compass, medindo 4,505 m de comprimento e 1,837 m de largura, com entre-eixos de 2.670 mm. Para o segundo semestre, a promessa é que a Caoa Chery lançará o Tiggo 5X pro, uma versão melhorada do Tiggo 5X onde receberá uma reestilização mais profunda por fora e uma mudança por completo por dentro.
Modelos
Atualmente, a CAOA Chery comercializa os seguintes modelos no Brasil:
- CAOA Chery Tiggo 2
- CAOA Chery Arrizo 5
- CAOA Chery Tiggo 5x
- CAOA Chery Tiggo 7
- CAOA Chery Tiggo 8
- CAOA Chery Arrizo 6
- CAOA Chery Exceed TX
Cabe ressaltar que a marca Exceed é considerada a marca premium da Chery. O TX é um crossover médio, com alto padrão de acabamento e tecnologia, foi desenvolvido para concorrer juntamente com modelos de marcas como BMW e Mercedes-Benz.
JAC Motors
A história da JAC Motors no Brasil é dividida em dois momentos muito importantes e decisivos na consolidação dessa empresa chinesa aqui em nosso país. O primeiro momento está relacionado à sua chegada aqui, os modelos comercializados pela empresa eram o J3 (hatch e sedã), o J5 e o J7. O cenário passou por uma configuração, exigindo que a empresa mudasse a sua estratégia.
O segundo momento, foi a consolidação da empresa, pois entendendo a configuração do mercado, passou a investir mais em modelos mais sofisticados e eficientes. Tornando-se bastante conhecida pela linha de SUVs que é referência mundial em design, inovação e tecnologia.
Segmentos
O grupo Jac Motors atua em 5 segmentos:
- Hatches
- Sedã
- SUVs
- Picape
- Comerciais leves
A empresa chinesa investiu na pré-venda do e-J7, a renovação de sua linha de SUVs elétricos. É um sedã médio elétrico, disponível para compra, mas só será entregue em março de 2022. O intuito é entrar no pairo com os sedãs premium a combustão, como Audi A5 Sportback Prestige Plus e BMW 320i GP.
Modelos
- JAC J3 – modelo hatch.
- JAC J3 Turin – modelo sedã.
- JAC J5 – modelo sedã que chega em breve para concorrer com Honda Civic e Toyota Corolla.
- JAC J6 – minivan com lugar para 07 pessoas.
A JAC Motors investe em veículos à combustão e carros 100% elétricos. Na primeira categoria, podemos destacar o T40 Plus e o T80 – um SUV de sete lugares.
BYD
BYD é uma sigla para “Build Your Dreams”, ou “construa seus sonhos”, em inglês. Foi assim que a empresa surgiu na China em 1995 como uma fabricante de baterias. Ela foi fundada pelo químico Wang Chuanfu. Em 1998, abriu sua primeira filial na Europa e, já em 2002, tornou-se fornecedora de baterias de íon-lítio para a Motorola e a Nokia.
Apesar de ser relativamente desconhecida no Brasil, a BYD já tem presença no país desde 2014 com foco em criar soluções de mobilidade elétrica. A história da montadora BYD no Brasil teve início em 2016 quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos, em Campinas (SP).
Desde o início de sua atuação no Brasil, a BYD já comercializava veículos elétricos, como sedãs e furgões, mas a empresa atuava somente junto a empresas de grandes frotas. A promessa é que a partir de 2022, a empresa passará a oferecer seus veículos para o público geral também.
Segmento
O grupo Jac Motors atua em 2 segmentos:
- Sedã
- Furgões
Modelos
A grande aposta da BYD para o ano de 2022 é o magnífico Tan, o primeiro carro elétrico da BYD a ser vendido ao público geral no país. Trata-se de um SUV de sete lugares.
Para carros de passeio elétricos, a BYD aposta no HAN, um sedã médio-grande, que tem lançamento previsto para entre abril e junho de 2022.
Great Wall Motors
Vamos dar as boas-vindas a gigante chinesa Great Wall Motors que iniciará as suas atividades ainda neste ano no mercado brasileiro. Ela anunciou que os modelos de estreia serão todos importados, mas que pretende,em um segundo momento, produzir os veículos localmente e abastecer o Brasil e os países vizinhos.
A GWM planeja montar o maior parque de produção fora da China, objetivando concretizar o plano ambicioso de tornar-se o centro de exportação de carros chineses para a América Latina e ajudar o mercado brasileiro a se desenvolver.
Segmentos
A montadora GWM atua em diversos segmentos representados pelas marcas:
- ORA – carros elétricos
- Haval – SUVs on-road inteligentes
- Tank – SUVs off-road de luxo
- Poer – picapes inteligentes
Por enquanto, o público brasileiro terá que aguardar mais um pouquinho para ver essas maravilhosas marcas serem comercializadas por aqui. Contudo, a estreia da GWM contará apenas com os SUVs compactos e médios da marca Haval e com a família de picapes da GWM, a partir de 2022.
Modelos
Preparem-se para receber os recém-lançados Haval Jolion e H6, os SUVs mais modernos da sua categoria.
O Haval Jolion mede 4,47 metros de comprimento e 2,70 m de entre-eixos, o seu conceito é bem maior do que o seu tamanho, pois significa “primeiro amor”. O seu porte de SUVs já é bastante conhecido no nosso mercado como o Jeep Compass ou VW Taos.
O H6, dez anos depois de seu lançamento, já está em sua terceira geração. Bem maior e mais robusto que o Jolion, possui 4,65 m de comprimento. Mas o entre-eixos é de 2,68 m – igual ao do Toyota RAV4.
A promessa das marcas chinesas é trazer carros econômicos e competitivos com os modelos de luxo. Os carros chineses deixaram o passado sombrio para trás e as configurações do mercado automobilístico são bastante promissoras para as montadoras chinesas.Pensou em comprar um carro chinês? Vem com a Boca Mafra Premium que te auxiliaremos na escolha do modelo que mais combina com você. Se restou alguma dúvida sobre os carros chineses, entre em contato conosco, será um prazer te ajudar.