O que é e para que servem os carros-conceito
Carro-conceito é um termo utilizado desde 1938 pela indústria automobilística para designar um veículo experimental em que são aplicados novos conceitos estéticos, técnicos e tecnológicos de alto nível, para exibição ao público e análise de meios especializados. Ou seja, é um carro futurista projetado para um mundo hipotético de um ano futuro. Vamos conhecer mais sobre os carros-conceito para que servem? Boa leitura!
Origem do carro-conceito
O primeiro carro-conceito é o veículo Buick Y-Job, lançado em 1938. Seu design robusto e futurístico parecia ser impossível naquela época. O designer responsável foi Harley Earl, que queria perceber a reação do público frente às novas tecnologias e ideias. Através desse ato audacioso, ele concebeu o conceito de “dream car”.
Qual é o objetivo de um carro-conceito?
O único objetivo de um carro-conceito é chamar atenção, despertar a imaginação das pessoas, acionar suas emoções e registrar uma impressão. É uma tentativa de mostrar superioridade e estabilidade para o futuro.
O protótipo de um carro-conceito é desenvolvido pelos grandes designers do setor automobilístico que buscam apresentar as tendências estéticas de alto nível incorporadas à tecnologia de ponta que acrescentam um design futurista ao modelo. Inicialmente são apresentados em grandes salões de exposição automobilístico e, dependendo da aceitação do público, pode originar um veículo de produção em série.
Os carros-conceito se diferenciam por seu desenho arrojado, revestido por materiais pouco comuns, desde papel a fibra de carbono, portas com abertura especial, uso de três, seis ou mais rodas. Apresentam propostas audaciosas na área de motorização, com motores de alta capacidade e potência, com formas de funcionamento inovadoras, bem como motores híbridos (que suportam diferentes formas de energia).
Para que servem os carros-conceito?
- Estratégia de marketing
As decisões de compra ocorrem muito antes dessa ação ser efetivada. Grandes marcas começam seu truque psicológico antes que você pense em comprar. Assim, no momento em que você decidir comprar, você já terá uma preferência.
- Credibilidade da marca
A confiança da marca é uma demonstração da força e da estabilidade da sua marca para o mundo. As empresas automotivas consolidadas sabem que seu carro-conceito não será a coisa real usada no futuro. As mudanças tecnológicas que ocorrerão entre agora e o futuro tornarão seu conceito inútil. Mas fazer uma previsão visível do futuro chamará a atenção das pessoas hoje.
- Conquistar atenção
A ideia subjacente da criação de um carro-conceito é explodir a mente, causando burburinho por longo período, seja pela beleza ou pela feiura. Essas empresas de automóveis querem que você fale sobre isso. É por isso que eles investiram tanto para criar um protótipo.
- Apego emocional
Quem investe na construção de um carro-conceito tem detalhado o que esperar das pessoas. Às vezes, você só precisa criar um produto futurista que chame a atenção dos espectadores hoje. Deixando neles a sensação de fascínio com a sua projeção do futuro, eles irão considerar o que você tem a oferecer no presente.
Alguns modelos de carros-conceito
- Prophecy
O modelo de carro-conceito elétrico incorpora linhas futuristas inspiradas na “Esportividade Sensual”, a atual filosofia global de design da marca, dentro da qual também apresenta um novo pilar. Abrange a ligação emocional dos humanos com os automóveis, buscando o equilíbrio entre natureza e tecnologia, entre emoção e praticidade. Leia mais sobre o Prophecy!
- Hyundai Creta STC
Desenvolvido em conjunto pelas engenharias da Coreia do Sul e do Brasil, o Hyundai Creta STC (Sport Truck Concept) é resultado de um exercício inspirado no SUV compacto Creta, pensado para um público jovem que vive em grandes centros urbanos e não abre mão do estilo e funcionalidade.
- HB20X JBL Concept
O HB20X JBL Concept foi criado em parceria com a JBL, marca líder em áudio, para os apaixonados por música e som automotivo de qualidade. O carro tem detalhes inéditos, como pintura fosca na cor grafite com detalhes laranja, bancos de tecido em preto e azul e teto interno na cor preta. A versão conta ainda com um inovador sistema sonoro, classificado como branded audio. A solução é composta por alto-falantes premium e processador de áudio digital de alta performance.
- BMW i Vision Circular
O carro-conceito BMW i Vision Circular apresenta a mais nova visão da marca alemã para o futuro da mobilidade individual de luxo. O conceito engloba todas as fases do ciclo de vida, desde a origem da matéria-prima até à destinação após o descarte. A carroceria do veículo é feita com alumínio reciclado.
E aí, você já teve a oportunidade de ver de perto um protótipo de um carro-conceito? Enquanto os carros-conceito não saem do papel, venha conferir os automóveis que o Boca Mafra Premium tem disponível para você. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
A credibilidade da nossa empresa é o que nos move para sempre oferecer a sofisticação que os nossos clientes precisam. Aproveita e segue a gente nas redes sociais Facebook e Instagram. Se você curte os nossos conteúdos, acesse o nosso blog e confira muitos outros posts. Até a próxima!