Porsche 911: conheça a história de um clássico
Já são quase 60 anos de história e ele fica cada vez mais clássico e atemporal. Estamos falando do Porsche 911, o modelo mais famoso da montadora alemã e com uma história de versões e mudanças cheias de detalhes super interessantes. O design e as características de motor e montagem fazem parte dessa trajetória de sucesso. Vamos conhecer?!
Os principais detalhes do Porsche 911 em relação ao design são suas curvas, os faróis arredondados e sua traseira encurtada, que abriga o motor desse modelo. Até 1993, outra marca característica era o sistema de resfriamento a ar. O Porsche 911 também tem sua história marcada pela versatilidade, sendo um carro confortável para várias estradas e também competitivo quando vai para uma corrida.
A história do Porsche 911
Antes do lançamento oficial do Porsche 911 em 1963, precisamos falar de outro modelo da marca, o 356. Durante cerca de 15 anos, esse modelo foi um sucesso de venda, mas o designer Ferdinand Porsche, a mente por trás da marca, quis renovar e decidiu fazer grandes reformulações.
Nascia então o sucessor do 356, o Porsche 901. Sim, nove, zero, um. Esse foi o nome originalmente dado ao modelo, que foi apresentado em setembro de 1963 no Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha. O novo carro da Porsche foi um sucesso com o público e a montadora já se preparou para iniciar a fabricação.
Com cerca de 82 modelos fabricados, em 1964 a Porsche levou o então 901 para o Salão do Automóvel de Paris, na França. Entre o público foi mais um sucesso, mas a Peugeot encontrou um defeito: o nome. A marca francesa havia registrado o direito de usar modelos batizados com uma numeração com o zero no meio. A solução então foi trocar um número e assim nasceu oficialmente o Porsche 911.
A mecânica do Porsche 911
Alguns detalhes da mecânica do Porsche 911 fizeram dele o sucesso que ele é entre os apaixonados por carros potentes e estilosos. O primeiro ponto é a montagem do motor, com 6 cilindros contrapostos, o chamado “motor boxer”. Além disso, a montagem sobre o eixo traseiro também é uma marca que permanece até os dias de hoje no Porsche 911.
Outro aspecto clássico que perdurou durante 30 anos e que ainda é lembrado com saudosismo pelos mais apaixonados é o sistema de resfriamento. O motor de 6 cilindros do Porsche 911 era originalmente refrigerado a ar. Isso só mudou em 1993, passando para a refrigeração a água.
O design
As curvas do design são uma das marcas mais tradicionais dos modelos do Porsche 911. Com as rodas mais largas que as versões do carro tiveram ao longo das décadas, as linhas e arredondados do modelo dão corpo e volume.
Outra característica do Porsche 911 é ele ser conhecido como 2×2 em relação ao espaço. Isso porque, além dos dois lugares da frente, há tradicionalmente um espaço para mais dois lugares no banco de trás, mas com um detalhe: apenas para criança. Por isso, ao invés de ser 4 lugares, ele foi chamado de 2×2.
Ao longo dos anos, outras mudanças e versões também apostaram no design aliado à funcionalidades específicas. Um exemplo disso são os modelos que acrescentaram aerofólios e parachoques diferenciados, além das versões com teto conversível.
Versões famosas do Porsche 911
Com uma história de quase 60 anos e sempre se atualizando sem perder sua essência, o Porsche 911 teve várias versões ao longo do tempo. Que tal conhecer algumas das mais interessantes? Vamos lá!
O primeiro
O Porsche 911 original tinha um motor refrigerado a ar com 130cv de potência, que atingia 210km/h, uma velocidade alta para os padrões de 1963. Ao longo dos anos, passou por mudanças e no fim dessa primeira geração teve sucesso com a versão Carrera RS, com 210cv e uma traseira conhecida como ducktail, o primeiro com spoiler traseiro
Série G
As versões da série G do Porsche 911 tiveram uma vida longa, de 1973 até 1988, sendo um modelo repaginado do original. Entre as novidades importantes está o lançamento da primeira versão turbo, em 1974.
964
O modelo 964, de 1988, que ficou conhecido como Carrera 4, foi completamente remodelado, principalmente na parte interna. Nos quesitos conforto e segurança, essa geração do Porsche 911 recebeu freios ABS, transmissão Tiptronic, direção hidráulica e suspensão com molas espirais. O Carrera 4 ganhou quatro versões: Cabriolet, Coupé, Targa e Turbo.
993
Esse modelo lançado em 1993 do Porsche 911 entra na lista por ser o último a ser produzido com o sistema de motor refrigerado a ar.
996
Considerado pela própria empresa como um modelo que marcou uma virada para o Porsche 911, o 996 foi o primeiro com motor refrigerado a água, mudanças significativas no design dos faróis e com quatro válvulas por cilindro, esse modelo vinha com 300cv de potência. Ele foi lançado em 1997.
911 GTS 2022
Esse modelo é da geração 992, lançada há mais de 10 anos. No modelo de 2022 ele chega com mais potência e com 5 configurações diferentes: Carrera GTS, Carrera GTS Cabriolet, Carrera 4 GTS, Carrera 4 GTS Cabriolet e Targa 4 GTS.
Do clássico ao contemporâneo
Quem é apaixonado por bons carros gosta dessas histórias e de conhecer as evoluções e mudanças nos modelos mais famosos. No Boca Mafra Premium você vai conhecer pessoas tão apaixonadas por carros como você, além de modelos Porsche. Entre em contato e conheça as nossas opções.